quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A Guerra Colonial (1961-1974) e a Revolução dos Cravos




Olá a todos!

Hoje na sessão com a Francisca Carvalho o grupo visionou um excelente documentário sobre a Guerra Colonial e sobre o 25 de Abril de Joaquim Furtado (2007), documentário que serviu de base para uma reflexão aprofundada sobre estes acontecimentos e temas mais actuais do que nunca.

A série documental recupera imagens de arquivo da RTP, algumas inéditas, e exibe depoimentos de militares portugueses, colonos e combatentes dos movimentos de libertação das colónias portuguesas. 

Distinguido com o Grande Prémio Gazeta 2007, atribuído pelo Clube dos Jornalistas, Joaquim Furtado confessa que o sucesso da série não o surpreendeu totalmente: “Eu estava muito convicto de que a série iria ter algum impacto, mas teve mais do que aquele que eu calculava. Tinha essa convicção porque tinha a ideia, que as reacções à série confirmaram, de que os portugueses tinham um conhecimento muito limitado do que tinha sido a guerra. E a guerra, por ter envolvido milhares e milhares de portugueses, era no entanto um acontecimento central da vida de várias gerações”. (
http://noticias.sapo.pt/especial/guerra_colonial/1127201.html)




Podem ver o documentário por inteiro e/ou escolher os capítulos que vos interessam aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=2ZKylJoqq0U&list=PL9884FDA7BBFFB2E5

Fica aqui igualmente o convite para quem se quiser juntar a nós nas comemorações do 40º aniversário da Revolução dos Cravos!






Sem comentários:

Enviar um comentário