quinta-feira, 17 de abril de 2014

Gabbeh



Olá a todos

Hoje no curso da Paz na sessão da Francisca os formandos visionaram o filme iraniano Gabbeh e falaram sobre o Sufismo (a dimensão mística e  interior do Islão) e exploraram alguns temas levantados pelo belo filme, nomeadamente a relação entre tecer e escrever.
Aqui ficam algumas informações sobre o filme e sobre o Sufismo!

Gabbeth
Mohsen Makhmalbaf é um dos cineastas-referência do cinema iraniano contemporâneo. A palavra "gabbeh" designa um tipo específico de tapete persa, cujos desenhos simbolizam histórias ou pensamentos de quem os faz. É um desses tapetes que serve de motor narrativo a este filme, uma história contida noutra história.
Uma manhã, ainda cedo, um casal de idosos (Hossein e Rogheih Moharami) sai da sua cabana com um tapete "gabbeh". Foi a velha mulher que o teceu, há muitos anos, enquanto esperava que o noivo a levasse para longe do clã familiar. Ao lavarem o "gabbeh", os velhos admiram uma das imagens tecidas - a de um casal montado num cavalo - e o tapete ganha vida. De repente, aparece-lhes uma jovem chamada Gabbeh (Shaghayegh Djodat), que é a mulher da imagem e o "espírito" do tapete...
Enquanto a tribo se desloca, Gabbeh conta aos idosos como o pai a fez esperar para casar e fala-lhes do seu noivo, que seguiu a família para todo o lado à espera de autorização para a desposar.

 
Podem ver aqui o trailer do filme:
 
 
Sufismo:
 
O Sufismo (em árabe: تصوف; transl.: tasawwuf; em persa: صوفی‌گری; transl.: Sufi gari) é conhecida como a corrente mística e contemplativa do Islão. Os praticantes do sufismo, conhecidos como sufis ou sufistas, procuram desenvolver uma relação íntima, direta e contínua com Deus, utilizando-se, dentre outras técnicas, da prática de cânticos, música e dança, o que é considerado prática ilegal pela sharia de vários países muçulmanos.
O termo sufismo é utilizado para descrever um vasto grupo de correntes e práticas. As ordens sufis (Tariqas) podem estar associadas ao Islão sunita, Islão xiita, a uma combinação de várias correntes, ou a nenhuma delas. O pensamento sufi se fortaleceu no Médio Oriente no século VIII e hoje encontra-se por todo o mundo. Entretanto sua origem é atemporal. Na Indonésia, assim como muitos outros países da Ásia, Oriente Médio e África, o Islamismo foi introduzido através das ordens sufis.
De acordo com as grandes escolas de jurisprudência islâmica, o sufismo é considerado como um movimento herético, tendo sido, por isso, perseguido inúmeras vezes ao longo da história.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sufismo

 

Sem comentários:

Enviar um comentário