domingo, 18 de maio de 2014

Music is the weapon!




Olá a todos


Na passada quinta-feira, na sessão da Francisca o grupo visionou o fantástico documentário intitulado Music is the Weapon sobre o nigeriano Fela Kuti. Nesta sessão a Francisca orientou o debate em torno do contexto histórico e social da Nigéria nos anos 60 e 70, do projecto político de Fela Kuti: a recuperação das raízes ancestrais nigerianas, a vida em comunidade, o papel da música como meio de congregação, comunicação e intervenção.
Aqui ficam algumas informações sobre o filme realizado por Stéphane Tchal-Gadgieff e Jean Jacques Flori:


Filmado em 1982, o documentário Music Is The Weapon mostra Fela Kuti alguns anos após o lançamento de álbuns clássicos como Expensive Shit (1975),Gentlemen (1973) e Confusion (1974). Na época em questão, o músico já era considerado um líder para muitos e uma ameaça para o governo. Apesar de curto (apenas 52 minutos), o filme traz imagens espetaculares e valiosas para os fãs do maior nome da música africana e criador do afrobeat, como apresentações ao vivo com sua banda (o Egypt 80), ensaios e a vida nos guetos de Lagos, além da situação politicamente tensa na qual a Nigéria se encontrava. 

Nas entrevistas, Fela mostra sua visão sobre tópicos como música, política, espiritualidade e a relação entre o sexo masculino e feminino (o músico era casado com 27 mulheres, todas elas parte de sua banda). O filme conta também, ainda que de forma breve, a infância e o início da vida adulta do músico, além de seus problemas com a polícia e o governo nigeriano. Apesar do dinheiro e poder que tinha em 1982, Fela ainda morava na região pobre onde estava desde sua infância.



Fonte:
http://suppaduppa.com/2009/05/10/fela-kuti-music-weapon/

Aqui podem ver o documentário com legendas em português:

http://www.youtube.com/watch?v=oxbArKpfKm8



Sem comentários:

Enviar um comentário