quinta-feira, 22 de maio de 2014

Sacred Economies



Olá a todos

Hoje na sessão teórica do curso da Paz a Francisca apresentou ao grupo a teoria "Sacred Economics" do economista e escritor Charles Eisenstein, e dinamizou um debate sobre a diferença entre as sociedades antigas cuja base da economia reside na troca directa e na ideia de dádiva vs as sociedades cuja a economia se confunde com os mercados financeiros, sobre a diferença entre dinheiro e valor.

Podem saber mais sobre a Economia Sagrada aqui:
http://sacred-economics.com/

Foi visionado o documentário  "The economics of happiness - Tales from Ladakh". Aqui ficam algumas informações sobre o filme:

A Economia da FelicidadeThe Economics of Happiness
EUA 2011 | Helena Norberg-Hodge, Steven Gorelick, John Page | 67 min | DOC
O filme descreve um mundo que se move simultaneamente em duas direções opostas. De um lado, governos e grandes empresas continuam a promover a globalização e a consolidação do poder corporativo; porém, em todo o mundo, pessoas estão resistindo a esta política, exigindo uma maior regulamentação do comércio e finanças e – ao largo destas antigas instituições poderosas – estão construindo um futuro bem diferente. Comunidades estão se juntando para reconstruir uma economia com dimensões mais humanas e ecológicas, baseadas em um novo paradigma: uma economia localizada.

Melhor filme México Int FF 2012 – Melhor Filme Cinema Verde FF 2011 – Melhor Diretor EKOFilm 2011 / Green FF Seoul 2011


“A tarefa à nossa frente é a de alinhar o dinheiro com a expressão verdadeira de nossos dons. Isso requer um mecanismo muito diferente para a criação e a circulação de dinheiro. Inclui coisas como remuneração negativa, que reverte os efeitos da usura. Inclui coisas como a internalização dos custos, de modo que não possamos continuar a poluir para que alguém ou as gerações futuras paguem o custo. Inclui um dividendo social: compartilhar a riqueza proveniente do que deveriam ser bens comuns — a terra, aquíferos, nossa herança cultural. Inclui a relocalização de muitas funções econômicas. (…) O que será necessário para nos deslocarmos do sistema monetário atual? Bem, o sistema monetário atual cada vez mais funciona menos bem. O crescimento somente pode ser mantido a custos cada vez mais altos. Mesmo grandes esforços não podem fazer com que a economia continue a crescer tão rápido quanto necessário para que o sistema funcione — e isso cria mais miséria. As pessoas simplesmente não podem suportar mais. Mesmo as pessoas no topo, mesmo os ganhadores dessa competição artificialmente induzida tampouco estão felizes. Tampouco está funcionando para elas. Portanto, penso que veremos uma série de momentos de crise, cada uma delas mais severa que a anterior. E a cada momento de crise teremos uma escolha coletiva: desistimos do jogo e juntamo-nos ao povo? Ou agarramos ainda mais firme? Depende realmente de nós determinar em que ponto esse despertar acontecerá.”
~ Charles Eisenstein, em “Economia Sagrada”

Podem encontrar o filme aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=xjCzwj85Iw8

Site sobre o filme:
http://www.theeconomicsofhappiness.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário