quinta-feira, 29 de maio de 2014

Satyagraha


 

Olá a todos

Esta tarde a Francisca no módulo teórico do curso de Educação e cultura para a Paz, dinamizou uma sessão sobre os seguintes tópicos:

- Introdução à religiosidade e pensamento vedântico e a diferença relativamente ao pensamento cristão.
- Apresentação do conceito de paciência segundo Gandhi.
- Introdução à noção de pensamento holístico (fundamental para a religiosidade vedântica). O homem como centro do universo vs o homem como partícula do universo. A ideia de unidade vs a ideia de separação e exílio.
- Gandhi e a sua demanda contra a opressão e o sistema de castas na Índia.
-Discussão  sobre a influência (tanto da religiosidade hindu como da cristã) na modulação da economia.

Certamente uma sessão muito interessante!




 


Aqui ficam algumas informações sobre o conceito de Satyagraha, desenvolvido por Gandhi:

Satyagraha é um termo hindi (सत्याग्रह) composto por duas palavras: Satya, que pode ser traduzida como verdade ; e agraha que significa firmeza, constância, [] é uma filosofia desenvolvida por Mohandas Karamchand Gandhi para o movimento de Resistência não-violenta na India.

Gandhi empregou o satyagraha na campanha de independência da India  e também durante sua permanência na África do Sul.  A teoria do satyagraha influenciou Martin Luther King, Jr.  durante a campanha que ele liderou pelos direitos civis nos USA.

Este termo, um dos principais ensinamentos de Gandhi, designa o princípio da não-agressão, uma forma não-violenta de  protesto, que não deve ser confundida com uma adesão à passividade, é uma forma de ativismo  que muitas vezes implica a desobediência civil.
Gandhi descreveu o termo como:
Tenho também a chamado de força do amor ou força da alma. Eu descobri o satyagraha pela primeira vez no inicio da minha busca pela verdade que não admitia o uso da violência contra um adversário, pois o mesmo deve ser desarmado dos seus erros com paciência e compaixão. Sendo o que parece ser verdade para um e um erro para o outro. E paciência significa auto-sofrimento. Assim, a doutrina passou a significar reivindicação de verdade, e não pela inflição de sofrimento sobre o adversário, mas sobre si mesmo.

Podem ler mais sobre este conceito aqui:
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Satyagraha

E sobre Gandhi aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi


Sem comentários:

Enviar um comentário